No terceiro trimestre de 2022, como resultado de uma parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua, conduzida pelo IBGE, incorporou um novo módulo específico focado nas características sociodemográficas e econômicas das pessoas com deficiência. Esta pesquisa visa oferecer uma visão contínua da inserção da população no mercado de trabalho, junto a informações demográficas e educacionais, contribuindo para analisar o desenvolvimento socioeconômico do país.
A coleta de dados ocorre ao longo de cinco trimestres consecutivos em domicílios selecionados, com destaque para os dados sobre pessoas com deficiência obtidos neste novo módulo no terceiro trimestre de 2022. A pesquisa emprega instrumentos desenvolvidos pelo Grupo de Washington para Estatísticas sobre Pessoas com Deficiência, baseados em perguntas sobre várias áreas funcionais. A definição de deficiência abrange aqueles que relataram enfrentar muitas dificuldades ou incapacidade total para realizar certas atividades. O estudo fornece uma análise detalhada da caracterização sociodemográfica dessas pessoas, além de explorar indicadores de emprego, renda, ocupação e outros fatores, destacando desigualdades regionais e sociodemográficas.
As informações técnicas da pesquisa são atualizadas regularmente e o relatório da pesquisa, a partir de 2017, é divulgado em duas partes, incluindo resultados principais e notas técnicas.
[…] o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 18,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência . Diante desse cenário e, com o aumento de casos de pessoas com autismo e com deficiência […]